Antes de entender quais atitudes você deverá tomar caso a sua aposentadoria por invalidez seja negada, é importante saber que a Aposentadoria por Invalidez atualmente denominada Aposentadoria por Incapacidade Permanente pressupõe que a pessoa esteja completamente sem condições de exercer qualquer tipo de atividade.
Mas o que fazer caso essa Aposentadoria por Invalidez seja negada?
Existem algumas possibilidades que a pessoa poderá adotar quando souber que esse benefício foi indeferido ou cessado pelo INSS, tanto para aquele que está fazendo um primeiro requerimento ou aquele que já possui o benefício há algum tempo, mas foi cessado pelo INSS em virtude de convocação para a perícia médica por exemplo.
A primeira opção é interpor um Recurso Administrativo no próprio INSS com o intuito de demonstrar seu inconformismo com relação a decisão que negou o benefício.
Outra possibilidade é ajuizar uma Ação Judicial para que o seu caso seja avaliado na justiça, onde a pessoa deverá passar por uma perícia judicial com um médico de confiança do juiz e ao final seja atestada ou não sua incapacidade através de uma decisão judicial.
Uma nova possibilidade e aguardar um primeiro momento para que a pessoa faça um novo requerimento. Neste caso, o segurado será encaminhado para uma nova perícia no INSS e caso seja reconhecido o seu direito, será gerado outro número de benefício, pois o anterior foi cessado.
Dicas importantes
A primeira delas e a mais importante é assim que tiver conhecimento que seu benefício foi negado, busque orientação de um advogado especialista em casos de INSS para que seja avaliada qual a opção mais viável a ser feita, pois sabemos que reverter uma decisão do INSS pode demorar algum tempo, até mesmo anos. Essa avaliação, dependendo do caso, poderá ajudar essa pessoa a conseguir o seu benefício de maneira mais rápida e sem tantas consequências na sua vida pessoal.
Outra dica muito importante é a pessoa encontrar todos os documentos que deram origem a sua doença e respectivamente a sua incapacidade, principalmente aqueles que foram apresentados na perícia do INSS quando do requerimento, bem como novos documentos, como laudos, exames e receitas com o objetivo de demonstrar que a incapacidade ainda permanece, justificando para o INSS ou eventualmente numa ação judicial que a doença não está consolidada e que ainda se encontra sem condições de exercer qualquer tipo de trabalho.
Se você seguir esses passos e através de uma orientação especializada, as chances de você conseguir seu benefício da Aposentadoria por Invalidez irão aumentar muito.